A ninfoplastia é uma cirurgia plástica que, por incômodo estético ou até mesmo por dor durante a relação sexual, tem como objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais.

Essa cirurgia também é conhecida como cirurgia íntima feminina.

 

Tem gente que pode até achar frescura, mas não é. Alguns casos tem recomendação médica. Principalmente quando a estética causa transtornos psicológicos durante a exposição ao parceiro e a relação sexual.
Em casos mais raros, a dificuldade em higienizar a região acaba provocando acúmulo de secreções e urina levando a infecções constantes, como a candidíase, o que também leva as mulheres a optar pela cirurgia plástica.

É uma cirurgia relativamente simples, que utiliza anestesia geral ou local com sedação simples, e por isso é possível deixar o hospital no mesmo dia. O cirurgião retira parte dos pequenos lábios e reconstrói essas estruturas. São dados pontos, normalmente absorvíveis, ou seja, que não precisam ser retirados posteriormente.

 

Mas atenção, é uma cirurgia que requer um especialista, seja ele cirugião plástico ou ginecologista.

O pós operatório indica que as relações sexuais podem ser retomadas após 30 ou 45 dias após a cirurgia.

Os exercícios físicos devem ser retomados de forma gradual. É indicado evitar exercícios que pressionem a região, como a bicicleta.

Pode haver diminuição da sensibilidade após a cirurgia, mas a sensibilidade retorna após a cicatrização (cerca de 30 dias). A sensibilidade durante a relação sexual não será alterada.

Na hora do banho a higiene da região íntima é feita normalmente com água morna e sabonete neutro, não é necessário o uso de sabonetes específicos .

Em relação a menstruação, o ideal é que ela não aconteça logo após a cirurgia, o que pode dificultar as medidas do pós-operatório, como a colocação de compressas frias, por exemplo. Portanto, o período recomendado para realização da cirurgia é logo após o final da última menstruação.

Calcinhas frouxas de algodão e roupas confortáveis que permitam que a região permaneça bem arejada até que a cicatrização esteja completa, também são recomendadas.

 

A dor após a cirurgia é leve, mas pode aumentar caso os pequenos lábios inchem demais. Para evitar o problema alguns cuidados são: fazer compressas geladas na região, manter repouso de dois a três dias, não realizar exercícios físicos, tomar banhos mornos, não esfregar a região e usar o anti-inflamatórios recomendado pelo médico. É possível sentar-se logo após a cirurgia, uma vez que a área não sofrerá nenhuma pressão anormal nesta posição.