Frio, água quente, poluição, stress...  tudo isso pode influenciar no ressecamento da sua pele e para lidar com isso vamos citar abaixo os cuidados necessários em cada uma dessas situações.

Dias frios
Não é novidade para ninguém de que a água quente tira a oleosidade natural da pele e pode deixá-la ressecada, vermelha e irritada. Mesmo nos dias mais frios é importante prestar atenção no seguinte:
- banhos mais rápidos e, de preferência, mornos, em torno de 37ºC.
- evitar se ensaboar demais e usar buchas.
- usar sabonete neutro e com substâncias hidratantes.
- usar óleo de banho pois ele forma uma barreira de proteção que diminui a evaporação da água e pode ser passado no chuveiro, quando o ambiente ainda está quentinho.

Dias secos
Se a umidade do ar está baixa, o melhor amigo da mulher é o hidratante. Para potencializar a ação do creme, o ideal é usá-lo logo após o banho pois a pele úmida favorece a penetração do creme.
- não economize na quantidade: geralmente, a pele seca exige a aplicação de uma camada maisgrossa.
- peles normal ou oleosa, uma película fina. O ideal é formar um filme delicado sobre a pele, sem ficar pegajoso nem seco demais.
- 2 litros de água indicados no verão também valem para o inverno afinal a hidratação também tem que vir de dentro para fora.

Dias poluídos
A poluição é um grande agente ressecador. O acúmulo de partículas poluentes sobre a pele pode comprometer o aporte de nutrientes e oxigênio, além de aumentar a liberação dos radicais livres que destroem as células produtoras de colágeno e elastina, provocando flacidez, perda do brilho e opacidade.
- higienize a pele com cosméticos menos abrasivos e agressivos. Eles são mais suaves e limpam sem ressecar.
- a água deve ser fria ou morna para evitar um ressecamento ainda maior.
- para neutralizar os radicais livres, aposte em ativos antioxidantes.
- o filtro solar é indispensável em qualquer estação do ano.

Dias estressantes
É comprovado que a resistência da pele em relação aos agentes externos diminui sob a ação do estresse. O stress crônico causa a manifestação de doenças dermatológicas, como dermatite atópica, psoríase, herpes e até a acne. Mas o stress ocasional também pode afetar a beleza. Por isso, em períodos tensos, vale a pena apostar em cosméticos mais suaves, com ingredientes menos propensos a agredir.
- escolha produtos sem perfume e óleos que tenham apenas extratos vegetais como base, mais suaves do que os minerais.
- cremes com ureia, apesar de serem excelentes hidratantes, não são indicados quando já há algum tipo de irritação.